Desenvolvimento de órteses e próteses

15 de fevereiro de 2011 | Postado por: Categoria: Acessibilidade, Saúde

 

Por Rodrigo Almeida e Tancy Costa

 As próteses e órteses fazem parte da vida de uma pessoa com deficiência

Perna Mecânica é exemplo de prótese

por uma série de motivos. Mas, em virtude da crescente e veloz tecnologia que tem sido vista na área da saúde, uma pergunta tem sido feita pelas pessoas que dependem deste artifício no Vale do Paraíba: os produtos oferecidos na região possuem uma tecnologia avançada?

A fisioterapeuta Taíse Xavier explica que a prótese “substitui uma parte do corpo que foi perdida, com intuito de que a pessoa realiza as funções o mais próximo do normal.” Existem vários exemplos, como pernas e braços mecânicos, etc.

Existe uma diversidade de órteses

“Já, órtese é um equipamento que visa a correção, imobilização, manutenção pós-operatório e auxiliar na reabilitação do membro afetado, que podem ser palmilhas, talas e coletes” esclareceu o engenheiro de próteses e proprietário da Vale Pé, Érico Lúcio, que vende os dispositivos em São José dos Campos. 

Com a tecnologia cada vez mais desenvolvida, chegam novidades no mercado, como produtos de silicone, para pessoas com queimaduras, cadeirantes e amputados. Depois de lançados, os produtos precisam de registro do Ministério da Saúde para ser autorizada a comercialização. Porém, existem poucos incentivos para criação de novas tecnologias, diferentemente da situação encontrada em outros países.

Segundo Érico, “os produtos chegam ao mercado nacional em igual teor, porque hoje com a globalização e a logística avançada todos podem ter acesso e conhecimento destes”. Em compensação, Taíse ressalta que o problema que acontece na região é o fato das vendas serem muito centralizadas em um estabelecimento.

E cada vez o desenvolvimento de tecnologia está mais avançado, criando funções semelhantes ao corpo humano. Como por exemplo, do desenvolvimento de um exoesqueleto para membros inferiores, o que poderá trazer movimentos para paraplégicos. O exoesqueleto pretende criar características naturais do caminhar humano, como por exemplo, a flexão do joelho da perna de balanço e a rotação do pé.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comments (12)

 

  1. izete disse:

    gostaria de sabe com copram proterse de perna

    • Tancy Costa disse:

      Izete,

      Ai no Amapá, não sei onde pode comprar uma prótese. Gostaria de ajudá-la mas não tenho esta informação.

      Abraços,

  2. izete disse:

    perdi minha perna a 6anos eu moro no est do amapa não protese de perna. gostaria de sabe onde posso compra

  3. jarfeson dos santos matos disse:

    oi eu me chamo jarfeson e sofri um acidente eletrico no qual tive a minha perna esquerda amputada e gostaria de saber se uma protese mecanica e de boa qualidade desde ja agradeço tchau

  4. flavia disse:

    minha filha é pc e tem disparesia espastica com andar equino com a melhor ortese para ela?

  5. ana maria disse:

    boa tarde…minha mãe de 76 anos teve a perna esquerda amputada, devido a Trombose…tenho interesse em saber mais sobre o processo de fisioterapia e de confecção de protese.
    grata
    ana maria fone 91012879

  6. emerson pereira de vargas disse:

    bom dia preciso de uma opinião, meu pai sofreu um AVC e perdeu a mobilidade do lado esquerdo,membro superior e inferior, bem diante dessa dificuldade gostaria de conhecer óteses com mobilidade e imobilidade de joelho ao mesmo tempo att. emerson

    • Tancy Costa disse:

      Emerson,
      Tudo bem?

      Já fizemos este post sobre órteses há um tempo, como não somos especialistas te passo o contato de uma loja de São José dos Campos chamada Vale pé. Eles poderão te dar informações mais precisas para o caso do seu pai. http://www.valepe.com/home.htm
      Grande abraço,

      Tancy

  7. Mica Kodama disse:

    Muito bacana a reportagem! O avô de uma amiga precisou do uso de próteses, e conseguiu uma opção bacana para sua locomoção! bjsss

  8. Christopher disse:

    Parabens pela reportagem, confira também o site de uma empresa desenvolvendo exo-esqueletos: http://www.cyberdyne.jp/english/

    • Tancy Costa disse:

      Olá Christopher,

      Ficamos felizes que tenha gostado do post. Vamos olhar sim o site até para conhecer melhor esta nova tecnologia. Obrigada por comentar e agradecemos sua visita!
      Abraços!

Deixe um comentário

....